Você conhece uma empresa-pavão? 🧐
Uma empresa que brilha nas redes sociais, tem um marketing impecável, mas, na hora da entrega, decepciona? Essas são as empresas-pavão: encantam pelo visual, mas enfrentam fragilidades operacionais que comprometem a experiência do cliente.

O pavão é uma ave que carrega uma plumagem lindíssima, uma das mais bonitas entre todas as aves. Suas cores são variadas, intensas e chamativas. Ele emite um som único, que serve de alerta sobre sua presença. Há uma crendice popular que diz que os pavões não podem voar, mas, na verdade, eles voam — ainda que de forma curta e rápida.
Mas o que isso tem a ver com uma empresa?
Desde que iniciei o trabalho de consultoria na Innoe, nas diversas visitas e contatos que temos no dia a dia, encontrei muitas empresas que possuem uma estratégia de marketing agressiva, bem estruturada e com uma identidade visual profissional, especialmente nas redes sociais. Na era do tráfego pago, empresas com essas características chegam rapidamente aos clientes e geram interesse instantâneo. No entanto, muitas vezes essa estratégia esconde uma fragilidade operacional — uma realidade que afeta desde microempresas até grandes corporações.
“Empresas com essas características chegam rapidamente aos clientes e geram interesse instantâneo. No entanto, muitas vezes essa estratégia esconde uma fragilidade operacional”


Mas o que isso tem a ver com o pavão?
Quando pensamos em aves, é natural imaginarmos voos altos, cortando os céus. Por exemplo, a águia é constantemente usada no meio corporativo como um símbolo de alta performance. Quem nunca viu uma ilustração de uma águia enfrentando tempestades, chuvas e trovões?
Por sua vez, o voo do pavão tem uma limitação diretamente relacionada à sua plumagem. Suas penas são tão longas que dificultam a sustentação no ar por muito tempo. Se estiverem em contato com a chuva, precisam se secar antes de tentar um voo, pois a água adiciona um peso extra, tornando a tarefa ainda mais difícil.
Trazendo essa metáfora para o mundo dos negócios, essa “tempestade” pode ser mudanças na legislação, entrada de novos concorrentes, perda de lucratividade, entre outros desafios. O mercado é dinâmico, e apenas empresas com operações sólidas conseguem se manter competitivas a longo prazo.
O fenômeno descrito no título deste artigo refere-se a empresas que focam tanto na publicidade e na construção de uma imagem externa impecável que acabam negligenciando os pilares que realmente sustentam um negócio: processos internos bem estruturados, qualidade na entrega de produtos e serviços e eficiência operacional. Elas brilham externamente, mas por dentro são frágeis.
“…acabam negligenciando os pilares que realmente sustentam um negócio: processos internos bem estruturados, qualidade na entrega de produtos e serviços e eficiência operacional. Elas brilham externamente, mas por dentro são frágeis”
Empresas-pavão investem pesado em marketing e publicidade, mas internamente são desorganizadas, apresentam alto índice de turnover, são ineficientes e, muitas vezes, incapazes de entregar com qualidade aquilo que prometem aos clientes. Todos nós já adquirimos um produto ou serviço de uma empresa-pavão que parecia perfeita na propaganda, mas que, no final das contas, nos deixou insatisfeitos e nos levou ao Reclame Aqui.

“Empresas-pavão investem pesado em marketing e publicidade, mas internamente são desorganizadas, apresentam alto índice de turnover, são ineficientes e, muitas vezes, incapazes de entregar com qualidade aquilo que prometem aos clientes”
Empresas com essa característica enfrentam sérias dificuldades em reter e fidelizar clientes, têm alto índice de insatisfação interna entre seus colaboradores e encontram barreiras para escalar o negócio.
Na Innoe, incentivamos as empresas a estruturarem sua operação, garantindo que a imagem externa seja sustentada por processos sólidos, ferramentas adequadas e uma retaguarda bem organizada. Só assim é possível entregar, de fato, valor e qualidade aos clientes.
Depois de ler este artigo, me responda: você conhece uma empresa-pavão?
